MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

DCB

BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA

CEFET-MG

Ementa do Curso de Biotecnologia

Última modificação: Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

O curso de Biotecnologia está organizado em três eixos de formação, cada um com disciplinas obrigatórias e optativas, distribuídas ao longo de 8 períodos.


Eixo 1 – Formação Básica (Obrigatórias – 21 disciplinas)

PeríodoDisciplinaConteúdo Resumido
Bioestatística IEstatística aplicada à biotecnologia: apresentação de dados, medidas de tendência central, probabilidade, testes de hipóteses, correlação, regressão e uso de softwares.
Biologia CelularEstudo de células procariotas e eucariotas: estrutura, organelas, transporte, ciclo celular, mitose, meiose e comunicação celular.
QuímicaEstrutura atômica, ligações químicas, reações, estequiometria, ácido-base, soluções, termodinâmica e eletroquímica.
Laboratório de QuímicaTécnicas básicas de laboratório, segurança, manuseio de vidrarias, preparo de soluções, reações e eletroquímica.
Biossegurança e Fundamentos de LaboratórioNormas de biossegurança, riscos laboratoriais, EPIs, descarte de resíduos, técnicas de purificação de água, espectrofotometria, microscopia e autoclave.
Bioestatística IIVariáveis aleatórias, distribuições de probabilidade, testes de hipóteses, tabelas de contingência e uso de softwares.
Microbiologia GeralMicroorganismos (bactérias, fungos, vírus), morfologia, crescimento, controle, DNA recombinante e microbiologia ambiental/industrial.
Estrutura e Propriedades dos Compostos OrgânicosClasses de compostos orgânicos, isomeria, reatividade e caracterização instrumental.
Segurança e Regulamentação em BiotecnologiaSegurança na manipulação biológica, prevenção de riscos, legislação e órgãos reguladores.
Histologia Geral HumanaTecidos humanos: epitelial, conjuntivo, ósseo, sanguíneo, muscular e nervoso; histofisiologia dos sistemas.
BioéticaÉtica na pesquisa, direitos humanos, declarações internacionais, integridade científica, implicações biotecnológicas e acessibilidade.
Bioquímica BásicaEstrutura e função de biomoléculas, metabolismo energético, catabolismo e anabolismo de carboidratos, proteínas, lipídios e ácidos nucleicos.
Genética Básica e CitogenéticaPrincípios mendelianos, herança cromossômica, DNA, transcrição, tradução, mutação, polimorfismo e genética de populações.
Imunologia BásicaCélulas e órgãos do sistema imune, antígenos, anticorpos, imunidade inata e adquirida, ativação de linfócitos.
Instrumentação em MicrobiologiaTécnicas microbiológicas: preparo de meios, esterilização, microscopia, criopreservação e interpretação de experimentos.
Química Analítica TeóricaErros analíticos, equilíbrio químico, ácido-base, solubilidade, complexação e oxirredução.
Química Analítica PráticaTécnicas analíticas: preparo de soluções, volumetria, medidas de pH, exatidão e precisão.
Fisiologia Geral HumanaHomeostase, sistemas corporais (digestório, circulatório, respiratório, endócrino, nervoso, muscular).
Fundamentos em FarmacologiaFarmacocinética, farmacodinâmica, vias de administração, mecanismos de ação e aplicação biotecnológica.
Introdução à BioinformáticaFundamentos de bioinformática, modelagem de problemas biológicos, programação, uso de ferramentas e computação de alto desempenho.
Morfofisiologia VegetalTecidos vegetais, estruturas (raiz, caule, folha), fotossíntese, transpiração, crescimento e regulação hormonal.

Eixo 2 – Formação Aplicada (Obrigatórias – 14 disciplinas)

PeríodoDisciplinaConteúdo Resumido
Bioquímica AplicadaExpressão gênica, metabólitos microbianos, purificação de biomoléculas e aplicações industriais.
Genética AplicadaTécnicas genéticas aplicadas, mutações, expressão gênica, DNA recombinante e terapia gênica.
Imunologia AplicadaTécnicas imunológicas, engenharia de anticorpos, imunoterapia, vacinas e diagnóstico.
Biologia Molecular AplicadaExtração de DNA/RNA, PCR, eletroforese, sequenciamento, vetores, clonagem e edição gênica.
Biotecnologia AnimalReprodução animal, células-tronco, fertilização in vitro, transgenia, biofármacos e vacinas.
Biotecnologia VegetalTransformação genética, cultura de tecidos, marcadores moleculares, biorremediação e bioprospecção.
BiofísicaAplicação de conceitos físicos em sistemas biológicos: termodinâmica, eletromagnetismo, biomecânica, física nuclear e técnicas espectroscópicas.
Parasitologia AplicadaParasitos de importância médica, ciclos biológicos, diagnóstico, profilaxia e aplicações biotecnológicas.
Engenharia MetabólicaRedes metabólicas, cinética enzimática, manipulação gênica, biologia sintética e projetos de engenharia metabólica.
EcotoxicologiaToxicologia ambiental, bioacumulação, biodegradação, testes de toxicidade, biomarcadores e legislação.
Biotecnologia HumanaVacinas, anticorpos, biomarcadores, células-tronco e engenharia de tecidos.
NanobiotecnologiaNanomateriais, síntese, caracterização, aplicações em diagnóstico, terapia e meio ambiente, ética e segurança.
Tecnologia de Fermentações e BioprocessosMicrorganismos fermentativos, cinética, biorreatores, purificação de biomoléculas e operações unitárias.
Genômica e Pós-GenômicaSequenciamento de nova geração, transcriptômica, proteômica, metabolômica, análise de dados e aspectos éticos.

Eixo 3 – Formação Profissional (Obrigatórias – 7 disciplinas)

PeríodoDisciplinaConteúdo Resumido
Contexto Social e Profissional da BiotecnologiaÁreas de atuação, cenário nacional e internacional, regulamentação, ética profissional e cidadania.
Filosofia da TecnologiaFundamentos filosóficos da tecnologia, relação homem-natureza, crítica à tecnociência e ao capitalismo.
Psicologia Aplicada às OrganizaçõesTrabalho e subjetividade, saúde mental, diversidade, inclusão, assédio e direitos humanos.
Introdução à SociologiaMundo do trabalho, relações de produção, globalização, precarização, gênero, raça e classe.
Metodologia CientíficaEpistemologia, método científico, tipos de pesquisa, redação científica e normas ABNT.
Metodologia da PesquisaElaboração de projetos de pesquisa na área de biotecnologia: problema, método, técnicas e materiais.
Empreendedorismo – Modelo e Plano de NegóciosEmpreendedorismo, inovação, modelagem de negócios, plano de negócios e análise de viabilidade.

Disciplinas Optativas por Eixo

Eixo 1 – Formação Básica (5 disciplinas)

  • Biocombustíveis
  • Biomimética
  • Bromatologia e Análise de Alimentos
  • Interação Patógeno-Hospedeiro e Biotecnologia
  • Fundamentos de Semiótica

Eixo 2 – Formação Aplicada (12 disciplinas)

  • Biotecnologia Aplicada à Microbiologia
  • Entomologia Aplicada à Biotecnologia
  • Biotelemetria
  • Engenharia Genética e Terapia Gênica
  • Etnofarmacologia/Farmacogenética
  • Tecnologia de Desenvolvimento de Vacinas
  • Proteínas Recombinantes
  • Biotecnologia Ambiental e Agroindustrial
  • Biotecnologia Médica
  • Cultura de Tecidos Vegetais
  • Cultura de Tecidos Animais
  • Biotecnologia Farmacêutica

Eixo 3 – Formação Profissional (6 disciplinas)

  • Empreendedorismo e Estratégia – Inovação e Sustentabilidade
  • Libras I e II
  • Inglês Instrumental I e II
  • Empreendedorismo e Estratégia: Empreendedorismo para Organizações Criativas