CEFET-MG cria novo curso gratuito de Biotecnologia com início em 2026
Sexta-feira, 25 de julho de 2025
Última modificação: Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
Primeiro curso na área ofertado na Região Metropolitana de BH vai oferecer 40 vagas semestrais

A partir do primeiro semestre de 2026, o CEFET-MG passa a ofertar um novo curso de Graduação: Biotecnologia. Com duração de nove semestres e oferta de 40 vagas semestrais, as aulas do bacharelado vão acontecer no período noturno no campus Nova Suíça (BH).
O curso de Biotecnologia tem como objetivo formar um profissional generalista multidisciplinar, com uma sólida base em Biologia, Química, Física e Matemática, além de conhecimentos em gestão de projetos, empreendedorismo, propriedade intelectual e bioinformática.
Para a diretora-geral do CEFET-MG, professora Carla Chamon, a aprovação do novo curso é mais um passo no cumprimento das metas previstas no PDI e se conecta à missão institucional de promover formação baseada na aplicação responsável de tecnologias transformadas em benefício da sociedade. “Além disso, a oferta de um curso tão contemporâneo e vital nos fortalece como Instituição com visão de futuro em um domínio científico e econômico crítico, e eleva a nossa reputação e a nossa relevância no cenário acadêmico nacional e internacional”, pontua.
Segundo o diretor de Graduação, professor Moacir França, a Biotecnologia é uma das áreas mais estratégicas e inovadoras da ciência moderna e o projeto pedagógico do curso a ser ofertado no CEFET-MG, cuidadosamente elaborado e revisado, reflete o objetivo da Instituição em contribuir de modo significativo para o avanço científico, tecnológico e socioeconômico do país.
“Por se tratar do primeiro curso na área ofertado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que é um importante arranjo produtivo local de biotecnologia, o Bacharelado em Biotecnologia do CEFET-MG contribuirá para atender a uma notável demanda por profissionais altamente capacitados”, destaca.
Para o diretor, com mais esse curso, a Instituição reafirma o seu papel como polo de educação pública, gratuita e de excelência, conectada com as necessidades do país. “ Com esse novo curso, estamos fazendo um investimento no futuro, na capacidade de inovação do Brasil e na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sociedade”, finaliza.
Mercado de trabalho
O profissional formado em Biotecnologia estará apto a atuar em uma ampla variedade de campos, incluindo genômica, bioinformática, transgenia, isolamento de biomoléculas, pesquisa e análise de DNA para fins genéticos e forenses, síntese de polímeros biodegradáveis, produção de biomateriais, biocombustíveis e biorremediação.
Sobre o curso
O Bacharelado em Biotecnologia do CEFET-MG será uma graduação presencial, oferecida no turno da noite, com regime letivo semestral. A carga horária total é de 3.300 horas/relógio, equivalente a 3.960 horas/aula. O tempo previsto para a integralização curricular é de 9 semestres (4,5 anos), com um máximo de 14 semestres. Serão ofertadas 80 vagas anuais, divididas em 40 vagas por processo seletivo semestral.
A primeira turma do curso deve ingressar por meio de processo seletivo próprio com base nas notas do Enem.
Coordenação de Jornalismo e Conteúdo (CJC)
SECOM/CEFET-MG

Serviço de e-mail